Crédito imobiliário: confira as 7 principais vantagens


[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]

Quantas pessoas você conhece que são capazes de comprar um imóvel à vista? Poucas ou nenhuma, certo? É justamente nesse cenário que as instituições financeiras vêm desempenhando um importante papel, oferecendo crédito imobiliário!

Isso ocorre para que as pessoas consigam abandonar o aluguel de vez, ou até mesmo conseguir o crédito utilizando um imóvel como garantia.

Dessa forma, o crédito imobiliário é uma solução viável para quem tem dificuldade em juntar dinheiro para comprar, reformar ou construir um imóvel, para quem necessita de dinheiro para investir em seu negócio ou quitar dívidas.

A boa notícia é que o mercado está aquecido e favorável para quem optar por contratar essa modalidade de crédito.

Pois, com a Selic em um patamar historicamente baixo (com os sucessivos cortes, a taxa chegou ao final de 2020 a 2%), o crédito imobiliário virou “o novo queridinho” do Banco Central.

Assim, grande parte dos esforços do Bacen estão voltados ao desenvolvimento não apenas do financiamento imobiliário, mas também do Home Equity (crédito com garantia imobiliária).

Aliada a isso, a tecnologia vem acelerando a revolução do mercado imobiliário  brasileiro.

A inovação trazida pelas Fintechs elevou o setor de Crédito Imobiliário para outro patamar.

O cenário é promissor, tanto que a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) projeta um aumento de  27% em 2021 em relação a 2020 no financiamento imobiliário.

Por isso mesmo, separamos para você as 7 principais vantagens do crédito imobiliário.

Acessibilidade:

A forte queda da taxa de juros tem tornado viável a compra da casa própria para muitas pessoas.

Assim como também a mudança para um imóvel maior ou, até mesmo, a obtenção de crédito utilizando um imóvel como garantia.

Soma-se a isso o prazo mais longo do financiamento, fazendo com que as parcelas se adequem melhor ao orçamento.

Abandonar o aluguel

Os juros do financiamento imobiliário nunca estiveram tão baixos e, por isso, investir na compra de um imóvel é mais atrativo do que investir no pagamento do aluguel de uma casa ou apartamento que não lhe pertence.

Sem contar que, você deixará de investir em um bem imobiliário que não lhe trará rendimentos futuros.

Segurança

Todas as modalidades de crédito imobiliário são auditadas pelo Banco Central (BC) e com registro em cartório.

Além disso, são obrigatórios o seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP), que acoberta o titular do financiamento, e o seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI), que acoberta o imóvel.

Quitação antecipada

Os contratos para crédito imobiliário não são engessados. Isso significa que a qualquer momento você poderá quitar sua dívida, parcial ou totalmente, sem ter que esperar os prazos acordados no contrato.

Crédito com um imóvel em garantia

O Home Equity, ou crédito com garantia de imóvel, é um tipo de crédito em que o cliente utiliza um bem como garantia para pagamento das parcelas do empréstimo.

Com isso, ele indica à instituição financeira que não apresenta risco de inadimplência e, por isso, consegue pegar dinheiro emprestado com juros baixos e prazos longos.

Durante o período do empréstimo, o bem continua no nome do proprietário e ele pode usufruir do imóvel, residindo ou alugando comercialmente, sem necessidade de desocupá-lo.

Portabilidade imobiliária:

A Portabilidade é um instrumento que permite transferir a dívida do financiamento ou refinanciamento imobiliário de um banco para outro.

Essa modalidade permite reduzir o valor das parcelas com condições mais atrativas. Um alívio enorme, pois hoje não é mais preciso sofrer com uma taxa alta ao ver os juros caírem.

Uso do FGTS para Crédito Imobiliário

Quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, pode utilizar o saldo do FGTS na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo, assim, parte do pagamento ou do valor total.

Outra possibilidade é utilizar o saldo do FGTS para abater do valor do financiamento imobiliário.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row][cmsmasters_row data_padding_bottom_mobile_v=”0″ data_padding_top_mobile_v=”0″ data_padding_bottom_mobile_h=”0″ data_padding_top_mobile_h=”0″ data_padding_bottom_tablet=”0″ data_padding_top_tablet=”0″ data_padding_bottom_laptop=”0″ data_padding_top_laptop=”0″ data_padding_bottom_large=”0″ data_padding_top_large=”0″ data_padding_bottom=”50″ data_padding_top=”0″ data_bg_parallax_ratio=”0.5″ data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_color=”default” data_bot_style=”default” data_top_style=”default” data_padding_right=”3″ data_padding_left=”3″ data_width=”boxed” data_shortcode_id=”6qrzbtfr2″][cmsmasters_column data_width=”1/1″ data_animation_delay=”0″ data_border_style=”default” data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_shortcode_id=”9eowaxdd8c”][cmsmasters_html shortcode_id=”qipceifx0q”]PGRpdiBjbGFzcz0iX2Zvcm1fNyI+PC9kaXY+PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vbHVjcmFuZG9jb21jcmVkaXRvLmFjdGl2ZWhvc3RlZC5jb20vZi9lbWJlZC5waHA/aWQ9NyIgdHlwZT0idGV4dC9qYXZhc2NyaXB0IiBjaGFyc2V0PSJ1dGYtOCI+PC9zY3JpcHQ+[/cmsmasters_html][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]