Tão importante quanto entender tudo sobre crédito, transformando-se, assim, em uma autoridade no mercado de soluções financeiras, é conhecer o perfil de cada cliente e, com isso, conseguir identificar quem são os devedores de crédito. Afinal, você consegue dizer quais as características de um bom ou de um mau pagador?
A revolução do Open Banking trouxe à tona a abertura e a integração de plataformas e sistemas, com isso, a forma como as instituições se relacionam com seus clientes está mudando e evoluindo.
Isso significa que, a possibilidade de ter acesso a experiência do cliente durante toda sua sua jornada faz com que o fato dele estar inadimplente não seja suficiente para definir seu perfil, seja ele pessoa física ou jurídica.
As características de uma pessoa inadimplente podem variar de acordo com o tipo de negócio que ela realiza, ou ainda quando situações fora do controle podem levá-la a não quitar uma dívida, por exemplo.
Por isso mesmo, é fundamental traçar o perfil de cada tipo de cliente, entendendo como e por que eles deixam de honrar suas dívidas no prazo certo e para quem você pode oferecer crédito ou não. Pensando nisso, reunimos o perfil dos tipos de devedores em quatro categorias.
Devedor ocasional:
Aqui se enquadra o devedor que é organizado e tem condições de pagar. Ou seja, ele é um dos melhores pagadores que existe, mas, ocasionalmente, ele pode esquecer de quitar uma dívida ou até mesmo estar passando por algum problema inesperado, que limita sua capacidade de pagamento. Esse é o cliente ideal, pois ele não tem interesse em ser devedor ou deixar de pagar.
Devedor crônico:
Esse é o perfil daquela pessoa desorganizada financeiramente e que, por isso, perde prazos com frequência, mesmo tendo condições de pagar. Esse cliente, cedo ou tarde, acaba pagando, com multa e juros (quando for o caso). Por isso mesmo, é possível oferecer crédito para esse tipo de cliente
Devedor negligente:
Embora disciplinado, esse perfil tem suas finanças descontroladas, já que adquire mais dívidas que sua capacidade de pagamento. Esse tipo de devedor oferece alto risco na hora de ofertar crédito, já que ele apresenta a tendência de se manter inadimplente por um longo tempo ou simplesmente não pagar.
Mau pagador
Esse é o perfil de quem, realmente, não merece crédito, pois além de não ter disciplina, não tem condições de pagar. Para esse tipo de devedor, o não pagamento de uma dívida não representa um grande problema.
Dessa forma, antes de conceder crédito para um cliente, é fundamental identificar detalhes do comportamento de cada cliente diante das dívidas e, assim, saber como se relacionar com eles e qual produto é possível ofertar, quando for o caso.