O Banco Central vem trabalhando com velocidade para deixar o sistema financeiro ainda mais competitivo, com novidades que deixam o mercado cada vez mais seguro e inovador, tanto para o consumidor quanto para as empresas. Um exemplo disso é o PIX, o serviço de transferências gratuito para pessoas físicas, que até fevereiro deste ano já contava com 73 milhões de usuários e acumulava mais de 275 milhões de operações feitas.
Inclusive, quatro novidades da plataforma PIX devem entrar em operação no próximo ano, uma delas já no primeiro semestre de 2022, que é o PIX Garantido. A partir de julho deste ano, o BC pretende iniciar o desenvolvimento das regras para operação dessa funcionalidade.
O PIX Garantido será uma espécie de seguro de recebimento via PIX, semelhante ao que as administradoras de cartões fazem. Ou seja, basicamente a funcionalidade permitirá o parcelamento de compras.
Garantia do processo
Para funcionamento do PIX Garantido, o BC pretende implementar a figura do intermediador, que seria uma instituição financeira ou fintech garantindo que os recursos serão pagos na data agendada, mesmo sem existir crédito na conta do cliente.
Atualmente, as empresas ou empreendedores só recebem os recursos provenientes das compras feitas por seus clientes via cartão de crédito cerca de 30 dias depois do pagamento. Com o PIX Garantido vai ser possível parcelar da mesma forma, com o mesmo mecanismo de segurança, mas o recebimento dos pagamentos agendados poderá ser antecipado a juros mais baixos.
Mais liberdade de escolha na hora de pagar
As inovações do mercado financeiro trazem benefícios para as duas pontas: empresas e seus clientes. Os comerciantes, por exemplo, passam a contar com uma maior facilidade e liberdade de escolha na hora receber: dinheiro, depósito em conta, PIX Instantâneo, Pix Garantido, Pix Agendado ou como preferir.
Assim como os clientes, que poderão escolher com quem desejam fazer negócio, porque agora não é levado em conta apenas o preço e a qualidade do produto, mas também a forma de recebimento que o estabelecimento oferece.
Funcionamento do PIX Garantido:
Atualmente, quando alguém realiza um pagamento com o PIX, o recurso cai na hora na conta do recebedor. Através do PIX Garantido, o cliente poderá agendar o pagamento das contas e o recebedor ficará sabendo do agendamento.
Nesse processo, haverá a figura do intermediador, ou seja, uma instituição financeira ou fintech que garantirá que os recursos serão pagos na data agendada, mesmo que o cliente não possua crédito em sua conta. Isso significa que, mesmo que o pagamento venha a falir, os recursos chegarão à conta do credor.