Pix Saque e Troco: usuários poderão sacar dinheiro com o pix


Pix Saque e Pix Troco são mais duas novidades do sistema Pix, criado pelo Banco Central, que deverão entrar em vigor ainda em 2021

O sistema Pix poderá permitir o saque de dinheiro a partir do segundo semestre de 2021, com limite de quatro retiradas gratuitas por mês, no valor máximo de 500 reais cada. O Pix Saque será exclusivo para retirada de recursos em espécie, enquanto o Pix Troco (outra novidade) envolverá saques, mas sempre associados a compra de um bem ou serviço.
No momento, a proposta das novas funcionalidades está em consulta pública junto à sociedade civil e ao mercado, para análise das regras dos dois serviços. As sugestões na consulta serão recebidas, pela internet, até 9 de junho, inclusive sobre os limites propostos.


Mais conveniência para o usuário
As novas funções do Pix trarão mais conveniência e facilidade para o usuário, principalmente para quem mora em municípios onde existe uma escassez de agências bancárias ou terminais de caixas eletrônicos. 
As pessoas contarão com mais possibilidades para retirada de dinheiro em espécie, sem a necessidade de se deslocar para outros municípios ou para outra parte da cidade.


Como vai funcionar
Na prática, o Pix Saque vai permitir que o usuário realize uma transferência digital para um estabelecimento, recebendo dele o valor em dinheiro de forma integral. Esse estabelecimento irá atuar como um agente de saque.
O usuário vai fazer a leitura de um QR Code (ou usar a função Pix Copia e Cola) e fazer um Pix para o estabelecimento. Em contrapartida, ele vai receber o dinheiro em espécie.
Com o Pix Troco, o usuário também poderá receber um valor em espécie do estabelecimento, mas isso estará condicionado à compra de um produto ou serviço. Nos locais que estiverem disponíveis para essa funcionalidade, o usuário poderá, por exemplo, realizar uma transação de 50 reais, efetuando um Pix de 100 reais, a partir da leitura de um QR Code único disponibilizado pelo estabelecimento, e receber 50 reais em dinheiro como troco.


Limite de retiradas mensais
A princípio, cada usuário poderá fazer quatro retiradas gratuitas por mês, no valor máximo de 500 reais cada, seja na modalidade Pix Saque ou na modalidade Pix Troco.
De acordo com o Banco Central, os estabelecimentos poderão optar por quais serviços deseja oferecer para seus clientes, entre outros detalhes, tais como períodos de disponibilidade ou valores múltiplos que facilitem a conversão em espécie, por exemplo. 
Vale ressaltar que essas regras podem ser aperfeiçoadas a partir das sugestões recebidas na consulta pública (aberta até 9 de junho).
Dessa forma o BC pretende aumentar a quantidade de redes de saque e ampliar a competição entre as empresas do setor financeiro, o que é ótimo para o consumidor.