Fintechs de crédito apresentam forte crescimento no Brasil


[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]

O mercado financeiro passou para um patamar ainda mais sofisticado de sua história com o surgimento das Fintechs de crédito.

Essas startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.

Mas, você deve tá se perguntando o que isso significa e como pode ser bom para você, certo?

Calma, neste artigo vamos te explicar o que representa esse boom tecnológico que as Fintechs promoveram.

Fintechs

Em primeiro lugar, vamos definir o que é uma Fintech.

A palavra, que é uma abreviação para financial technology (tecnologia financeira, em português), faz referência às startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais.

Ou seja, o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.

O surgimento das Fintechs se justifica na necessidade de facilitar o dia a dia de seus clientes, oferecendo para eles soluções como o pagamento online de boletos, cartão de crédito, conta digital ou até mesmo a contratação de um empréstimo, sem sair de casa, sem enfrentar filas ou o estresse do trânsito.

Ou seja, as Fintechs são famosas por disponibilizar soluções financeiras inéditas, menos burocráticas, mais intuitivas (normalmente estão disponíveis no smartphone do cliente) e com custos baixíssimos, às vezes inexistentes, para os usuários.

Tudo isso explica a evolução das Fintechs no Brasil.

Evolução das Fintechs

Nos últimos 5 anos, houve cerca de U$$ 2,4 bilhões em investimentos neste mercado, segundo dados do Distrito, hub de inovação para startups.

Somente nos 9 primeiros meses de 2020, o setor teve crescimento de 34% no Brasil e atraiu U$$ 939 milhões em aportes.

O apoio que as Fintechs receberam das políticas do Banco Central (BC) também foi decisivo para essa realidade de crescimento do setor e para a segurança dos processos.

As Fintechs de serviços financeiros passam pela regulamentação do BC, assim como outros órgãos menores.

Além disso, todas as transações são online, garantindo checagens automáticas de segurança.

Isso significa que, ocorrendo algum problema, será mais fácil rastrear o erro no sistema da Fintech.

A verdade é que as Fintechs mudaram o jogo quando fizeram com que o mercado financeiro brasileiro entrasse em uma fase de modernização.

Quem mais ganha com isso é o consumidor, com controle cada vez maior sobre seus dados financeiros e acesso às melhores condições e serviços do mercado.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row][cmsmasters_row data_padding_bottom_mobile_v=”0″ data_padding_top_mobile_v=”0″ data_padding_bottom_mobile_h=”0″ data_padding_top_mobile_h=”0″ data_padding_bottom_tablet=”0″ data_padding_top_tablet=”0″ data_padding_bottom_laptop=”0″ data_padding_top_laptop=”0″ data_padding_bottom_large=”0″ data_padding_top_large=”0″ data_padding_bottom=”50″ data_padding_top=”0″ data_bg_parallax_ratio=”0.5″ data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_color=”default” data_bot_style=”default” data_top_style=”default” data_padding_right=”3″ data_padding_left=”3″ data_width=”boxed” data_shortcode_id=”qa9k7fderb”][cmsmasters_column data_width=”1/1″ data_animation_delay=”0″ data_border_style=”default” data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_shortcode_id=”1hhioaio55″][cmsmasters_html shortcode_id=”9svg760nid”]PGRpdiBjbGFzcz0iX2Zvcm1fNyI+PC9kaXY+PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vbHVjcmFuZG9jb21jcmVkaXRvLmFjdGl2ZWhvc3RlZC5jb20vZi9lbWJlZC5waHA/aWQ9NyIgdHlwZT0idGV4dC9qYXZhc2NyaXB0IiBjaGFyc2V0PSJ1dGYtOCI+PC9zY3JpcHQ+[/cmsmasters_html][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]