Quanto tempo do seu dia você passa conectado às redes sociais? Uma pesquisa feita pelo portal Cupom Válido, com dados da Statista, revelou que o Brasil é um dos países com maior média de tempo de utilização diária, ultrapassando a marca de 3 horas por dia. Não é à toa que temos 160 milhões de brasileiros fazendo uso do Whatsapp e 5 milhões de contas cadastradas no serviço corporativo WhatsApp Business.
Agora imagine também aproveitar esse tempo para realizar seus pagamentos, de forma segura e prática. É isso mesmo, como disse o presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, a sociedade quer utilizar plataformas que possam integrar mídia social com pagamentos e serviços financeiros.
E essa integração está cada vez mais próxima. No dia 30 de março o BC aprovou o sistema de pagamento via WhatsApp, conhecido como WhatsApp Pay. Com isso, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”.
Além disso, também foram concedidas à Visa e à Mastercard autorizações para dois “arranjos de pagamento” abertos, como transferência, depósito, pré-pago e doméstico.
O mundo segue mudando
O WhatsApp Pay pode ser um diferencial importante para os pequenos negócios, que precisaram se reinventar durante a pandemia para não fecharem. Muitos deles, inclusive, transformaram o aplicativo em verdadeiras centrais de atendimento ao cliente, vendas e cardápios virtuais. Com isso, o novo sistema de pagamentos vem para solidificar essa relação. .
Uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture, em 2020, apontou que 83% dos brasileiros já utilizam o WhatsApp para fazer compras — e 37% deles consomem produtos de grandes empresas. Nos negócios de pequeno porte, a prevalência é ainda maior: 64%.
Afinal, como vai funcionar o serviço de pagamentos via WhatsApp?
Na verdade, o pagamento através do WhatsApp foi anunciado em junho de 2020. Na ocasião, esse era um serviço novo, que já tinha passado por uma fase piloto na Índia, mas ficou na geladeira aqui no Brasil.
Agora, o WhatsApp Pay vem para tornar mais prático o processo de compra do consumidor, além de facilitar sua vida na hora de pagar ou transferir dinheiro para alguém, por exemplo.
Assim, você poderá realizar transferências para alguém diretamente através do chat do serviço de mensagens, sem precisar acessar o aplicativo do seu banco para isso. Sem contar que, além de transferência entre amigos e familiares, será possível efetuar o pagamento de produtos para empresas que utilizam o WhatsApp Business.
Como acontece com o PIX, o usuário não pagará taxas por operações realizadas, surgindo, assim, como mais uma opção além do DOC e do TED, disponíveis nas transações bancárias e com cobrança de taxas adicionais.
É preciso deixar claro que o WhatsApp Pay não será responsável por gerir conta de pagamento ou qualquer fundo. Ele servirá apenas como uma ponte segura entre as instituições financeiras
Habilitação do serviço
Após a liberação do Banco Central para o sistema de pagamentos via WhatsApp, essa nova atualização deverá sair muito em breve e, para habilitar o serviço, o usuário precisará cadastrar uma senha PIN, com uma sequência numérica, que será solicitada sempre que uma transação acontecer, como forma de evitar transferências ilegais.
De imediato, apenas cartões de débito estarão habilitados para transferências comuns e os cartões de crédito estarão disponíveis para pagamentos a estabelecimentos com conta no WhatsApp Business. Assim, você poderá cadastrar seu cartão procurando pela opção “Pagamento” na seção de configurações do WhatsApp. Esse processo de cadastro será o mesmo de outros sites e marketplaces normais.